quinta-feira, 19 de maio de 2016

início das atividades do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro em São Paulo

Agora é pra valer! Formalização do início das atividades do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro é na segunda, 23
Após um período de treinamentos e testes informais, o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro formaliza o início de suas atividades na segunda-feira, 23 de maio, a partir das 9h30, com a presença de autoridades, representantes de organizações sociais e atletas, além da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella. O Centro fica no Parque Fontes do Ipiranga, na capital Paulista, e é fruto de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com o Governo Federal, pelo Ministério do Esporte, e o Comitê Paralímpico Brasileiro.


De forma muito positiva e sedimentando a importância de um Complexo esportivo desse porte, o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro tem gerado grande interesse em clubes, federações, entidades esportivas e paradesportivas e imprensa em geral, como no início deste ano, quando a Secretária Dra. Linamara recebeu dirigentes de clubes vinculados ao Sindicato de Clubes do Estado de São Paulo (Sindi-clube), para visita informal. O espaço é pioneiro no país, sendo o principal legado de estrutura dos jogos "Rio 2016" para o esporte paralímpico, configurando-se como principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo voltado à preparação de atletas do paradesporto. As atividades em "soft oppening" darão lugar a intensos treinamentos dos atletas paralímpicos.

A área construída está projetada em 95 mil metros quadrados. O local abrangerá treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções, preparação física, cursos para técnicos, árbitros, gestores e profissionais do esporte, além do desenvolvimento das ciências do esporte, no conceito de atuação interdisciplinar envolvendo fisioterapia, psicologia, fisiologia, nutrição e metodologia do treinamento, entre outras áreas. Será importante para as pessoas com deficiência, que se beneficiarão de pesquisas em diversas áreas científicas e tecnológicas.

Serão contempladas 15 modalidades de esportes paralímpicos: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis de mesa, voleibol sentado e triatlo. A concentração de modalidades em um só local é inspirada em países como Ucrânia, China e Coreia do Sul, que adotaram o mesmo modelo e obtiveram sucesso na preparação de atletas e seleções.

Na ocasião, também será lançado o livro “O Legado Paulista ao Esporte Paralímpico”, da Áurea Editora, que conta a história do esporte paralímpico e da superação dos atletas com deficiência do Estado de São Paulo, além de apresentar particularidades sobre o Centro.

Todos estão convidados! Favor confirmar presença pelo e-mail cerimonial@sedpcd.sp.gov.br


SERVIÇO

Formalização do início das atividades do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro
Lançamento do livro “O Legado Paulista ao Esporte Paralímpico”

Data: 23 de maio de 2016
Horário: 9h30
Local: Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro – Parque Fontes do Ipiranga
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 - Vila Guarani, Jabaquara

Att.
Isabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário