domingo, 11 de setembro de 2016

Paralimpíadas Rio 2016

Paralimpíadas Rio 2016

Que diferença entre as Olimpíadas e Paralimpíadas e a realização da Copa do Mundo no Brasil. Fomos de um extremo de humilhações a uma sequência que enche os brasileiros de orgulho, ainda que sabendo das manhas e artimanhas políticas que poderão balizar mudanças reais ou um retorno aos tempos em que o Poder Judiciário, Ministérios Públicos, sistemas de policiamento davam a impressão de inimputabilidade a quem fosse membro de qualquer Corte de privilegiados.
Nossos heróis paralímpicos e até os mais laureados atletas olímpicos fizeram milagres em sintonia com o esforço bem-sucedido de todas as autoridades políticas e esportivas que viabilizaram essas semanas em que a esplendorosa cidade do Rio de Janeiro é e poderá ser se bem governada. O cenário fabuloso que a Cidade Maravilhosa oferece só não é melhor porque ela ilustra, demonstra, materializa séculos de erros e problemas que iam de uma cidade tropical e maltratada pela Metrópole europeia ao espírito talvez excessivamente alienado de seus habitantes que até hoje aceitam com fatalismo prioridades erradas.
No Brasil de hoje o Estado do Rio de Janeiro levou rasteiras e sofreu duramente embargos, travadas merecidas ou não. Isso o tempo dirá.
O Rio de Janeiro levou um torpedo abaixo da linha d’água com a mudança da distribuição de royalties do petróleo, a corrupção, erros e mais erros de projeto ou execução (por quê?) e lógicas românticas de sobrevivência.
Funcionários e aposentados desse estado lutam na Justiça para sobreviverem. Acreditamos que o sacrifício poderá resultar num processo de ressurreição se ajustes de nossa Economia acontecerem corretamente e a mensagem positiva criada com as Olimpíadas e Paralimpíadas demonstrarem que nossa Pátria saberá cuidar de seus problemas.
A verdade inegável é que os governantes, autoridades responsáveis pelas Olimpíadas, arquitetos, urbanistas, engenheiros etc. aproveitaram de forma genial dois eventos que assustavam diante de tudo o que acontece no Brasil.
Tudo pode acontecer em poucos dias, até mesmo a queda de algum meteorito sacana, mas o que vimos pegou de surpresa até a mídia comercial, estrangeiros que falaram cobras e lagartos do Brasil (não sem razão) e aqueles que torcem pelo “quanto pior melhor”.
É bom demais ver o povo participando com alegria e euforia de momentos tão significativos e saber que políticos têm medo de chegarem por lá, exceto o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, extremamente simpático e competente sempre que apareceu por lá (e corajoso).
Não existe perfeição e pelo resto do mundo temos cenários assustadores.
O Brasil é grande demais para seus problemas.
Pudemos ganhar alma nova e muitas esperanças que se completam com o rigor de um novo Poder Judiciário, MPF, Polícia Federal, etc. perfeitamente simbolizados na Operação Lava Jato. É bom sentir que grandes sistemas de comunicação estão engajados nas medidas saneadoras.
Nosso futuro poderá ser tão fantástico quanto a glorificação das Olimpíadas Rio 2016 e sempre lembrando, as Paralimpíadas, essas mostrando gente que soube superar dificuldades imensas para competir com seriedade e competência.
Parabéns ao povo brasileiro.

Cascaes
11.9.2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário