sexta-feira, 15 de julho de 2016

O Secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns do Estado do Paraná, acompanhou um trecho do percurso da condução da Tocha Olímpica, na Avenida Cândido de Abreu.

O Secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, acompanhou um trecho do percurso da condução da Tocha Olímpica, na Avenida Cândido de Abreu. Curitiba recebeu hoje a Tocha Olímpica, símbolo dos Jogos Olímpicos Rio2016. O percurso começou no Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico às 10h30, passou por diversos pontos históricos da cidade e teve o destino final na Pedreira Paulo Lemiski.
"Esse espírito deve permanecer em nós, gerando alegria, esperança, solidariedade e amizade. O esporte e os Jogos Olímpicos aproximam povos e países e devem estar sempre presente na realização plena dos seres humanos", enfatizou Arns.
Durante o dia, cento e setenta pessoas se revezaram na condução do símbolo olímpico. A Tocha já esteve no Paraná no perído final de junho, passando por diversas cidades paranaenses e indo também para Santa Catarina, retornando hoje para o nosso Estado. O percurso no Paraná será finalizado no dia 16, em Castro.
Arns fez questão de acompanhar o trajeto de Irajá de Brito Vaz, que é exemplo de superação de vida, através do esporte. Irajá ficou paraplégico depois de sofrer um grave acidente. Encontrou na natação um meio de superação e se tornou nove vezes campeão brasileiro nesta categoria. Ele participou de diversos jogos panamericanos e das paralimpíadas de Sidney 2000 e Atenas 2004. Além disso, chefiou várias delegações brasileiras para outros países, e com isso conquistou muitos outros prêmios na área paradesportiva. Irajá atua em projetos e associações envolvendo as causas da pessoa com deficiência. Ajudou a fundar a Associação de Deficientes no Paraná, foi presidente da ABRADECAR - Associação Brasileira de Desportos em Cadeira de Rodas e foi vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Também implantou o Tiro Paradesportivo no Brasil.

Atualmente Irajá é chefe da seção do Centro de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba. A instituição é vinculada ao Estado do Paraná e desde 2008 oferece serviços de saúde pública especializados para pessoas com deficiência.



Mais em

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=89990&tit=Em-Curitiba-170-pessoas-conduzem-a-Tocha-Olimpica-

Nenhum comentário:

Postar um comentário